domingo, abril 29, 2007

Pimentos recheados (com farinheira)


Não resisto aos pimentos coloridos. Para além dos verdes, mais comuns, adoramos os encarnados em saladas (nunca falta aqui em casa) e os amarelos e laranja são mesmo bonitos, dando um colorido ao prato mesmo apetitoso.

E foi mesmo com eles que iniciei a preparação do jantar… a novidade foi uma farinheira que estava no frigorífico à espera de ser comida! E assim surgiu uma refeição...

Utilizei:

Pimentos amarelos e laranja (3)
Farinheira (1)
Cebola e alho picados
Espinafres congelados (1 caixa)
Mozzarella de búfala fresca
Azeite
Sal e pimenta q.b.

E fiz assim:

Comecei por lavar os pimentos, abrir-lhes uma tampa e retirar as sementes e as partes brancas. Deixei escorrer um pouco.

Os espinafres foram colocados num recipiente de vidro e levados ao micro-ondas para descongelar (ou pode fazer isso numa panela normal). Reservar.

Os pimentos foram agora colocados também no micro-ondas em cima de papel de cozinha e deixei cozinhar na potência máxima por 5 minutos (a ideia foi dar-lhes um pré cozimento e amaciar os pimentos; se não tiver micro-ondas poderá muito bem utilizar o forno).

Entretanto a cebola e o alho foram postos numa frigideira com um pouco de azeite e deixei refogar um pouco. Em seguida, juntei o recheio de uma farinheira, misturando e deixando apurar.

Envolvi parte dos espinafres e recheei os pimentos. Essa mistura deu para 2 pimentos. Para o terceiro pimento misturei apenas o espinafre (temperado com sal e pimenta) com quadradinhos de mozzarella. Claro que pode muito bem fazer só de um tipo... eu quis experimentar como ficava das duas maneiras.

Coloquei uma fatia de mozzarella por cima e levei ao micro-ondas, na função grelhador, só para derreter (mais uma vez pode ser no forno).


Surpreendente! Os espinafres com a farinheira ficaram deliciosos... e o sabor do pimento complementa muitíssimo bem.
Os espinafres só com a mozzarella também ficam bons... com um sabor mais suave, claro... mais uma ideia alternativa.

8 comentários:

Anónimo disse...

hum... apetitoso!

Lídia Lopes disse...

Olá,
Devem ser deliciosos esses pimentos.
Boa estadia na Turquia :)

Vera disse...

Que aspecto apetitoso! Mais uma a acrescentar à lista de receitas a experimentar... :O)

Carla disse...

esta receita deve ser boa!! as fotos estão lindas! pena não gostar muito de pimentos... mas ADORO farinheira!!! =P

boa semana! bjs

oquefazerprojantar??? disse...

olá Carla! Não gosta de pimentos? Pode sempre usá-los apenas como recipiente! Mas acredite que os pimentos amarelos ou laranja são muito suaves, nada parecido com os pimentos verdes (e nada indigestos).

Osc@r Luiz disse...

Vim lhe agradecer a visita e raspar o fundo do tacho...
Voltarei sempre aqui, apesar dos pimentões...
Um grande beijo!

Paula disse...

Hummm... que coisa boa!

turbolenta disse...

Já tinha visto esta receita. Não tinha emitido opinião porque gostava de experimentar primeiro. Só ontem comprei a farinheira.
Por isso, posso dizer que experimentei e adorei.
bom fim semana