O salmão veio do congelador e a inspiração veio da Sabrina, do Menu à trois , um espaço que vale a pena conhecer!
claro que acabei fazendo alterações, aproveitando o que tinha em casa... mas ficou muito saboroso.
Fui fazendo assim:
enquanto o salmão ia descongelando, temperei com sal e fui tratar das courgetes (abobrinha) que foram primeiro cortadas em rodelas (± 2 cm) e temperadas com sal;
- quando o grelhador estava bem quente, fui colocando as rodelas de courgete e pincelando com azeite; grelhar e pincelar dos dois lados; ir retirando para um prato à medida que forem ficando prontas.
- enquanto as courgetes estavam a grelhar, preparei a "crosta" para o salmão: castanha de cajú esfarelada grosseiramente e semente de gergelim preto, misturar os dois.
- pincelar os lombos de salmão com azeite e apertar a mistura num dos lados, para aderir bem ao peixe (o peixe ainda deve estar um pouco congelado, pois assim não fica seco);
- quando as courgetes ficaram prontas, coloquei os lombos de salmão a grelhar noutra frigideira, apenas pincelada de azeite. Grelhei primeiro o lado com a crosta de gergelim e castanha do cajú, virando depois do outro lado para finalizar.
- enquanto o peixe ia grelhando, e no mesmo grelhador das courgetes, coloquei uns tomates chucha (pequeninos), deixando-os ganhar um pouco de cor, temperando com sal e oregãos.
E ficou tudo pronto, num instante!
Agora é só arrumar no prato... mandar pôr a mesa... e saborear...
foi o que fizemos, eu e o maridão... acompanhados de um bom vinho... hum... uma delícia!
segunda-feira, abril 26, 2010
domingo, abril 25, 2010
Confit de canard... em Lanhelas, Caminha
Deu vontade de comer alguma coisa especial? sim? mas não precisa de ir a França...
Quem diria que em terras minhotas também podíamos saborear um pato feito como deve de ser, para nenhum francês colocar defeito! Pois é... o famoso confit de canard feito a preceito – pato confitado com marmelada de laranja, acompanhado de cogumelos salteados com vinho do Porto.
Aonde?
Vale a pena descobrir o Restaurante A Adega, em Lanhelas, no concelho de Caminha. Já aqui tínhamos deixado essa sugestão... realmente é um local a não perder... para além da cozinha saborosa, sempre surpreendente, encontramos muita simpatia, um ambiente muito agradável e vinhos para todos os gostos.
A receita não a temos... mas já sabem aonde a podem saborear... nada melhor... sempre podem dar um espreitadela na cozinha e talvez descubram algum dos segredos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)