Este foi um fim-de-semana muito movimentado pois estivemos a fazer as vindimas na Vivenda S. Domingos (Venade, Caminha). Tem sido sempre muito agradável juntar os amigos e poder contar com tanta ajuda! Apesar de este ano haver poucas uvas, a animação foi muita!
Claro está que a gastronomia não podia ser esquecida! Para a merenda, chegaram uns chouriços deliciosos e um pão de chorar por mais (assado em Dém), acompanhado por um vinho... hum... divino!... trazidos pelo A. Domingues, que nunca se esquece de alimentar bem os amigos! Servimos o tradicional “caldo de Venade” que a Lila faz tão bem e que todos ficam deliciados... Não faltaram, também, os frangos assados (e criados) pela Ana. Para a sobremesa a tia Mica trouxe “canjica” (deliciosa!) e a Goreth fez um bolo de banana de se lamber os beiços!
Hoje é esta a receita que deixo. Se houver interesse posso também arranjar e divulgar as outras.
Bolo de Banana da Goreth
Ingredientes:
7 ovos; ¾ copo de açúcar; 2 vezes ¾ copo de farinha de trigo; 3 bananas (mais 1 ou 2 para forrar a forma); 3 colheres (sopa) de leite; ½ copo de óleo; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres (chá) de fermento em pó; gotas de baunilha; sumo de limão.
Modo de fazer:
- Caramelizar uma forma (pode colocar-se 2 chávenas de açúcar na própria forma e aquece-la no bico do fogão); sem deixar esfriar, cobrir com pedaços de banana (às tirinhas ou às rodelas e regadas com sumo de limão para não escurecerem);
- Juntar o óleo, a manteiga, o açúcar e as gemas - bater bem por 15 minutos;
- Acrescentar a farinha de trigo, 1 colher de fermento e continuar a bater;
- Juntar as 3 bananas (regadas com o sumo de limão) amassadas com um garfo – continuar a bater;
- Juntar o leite e gotas de baunilha a gosto e bater (no total, esta massa deve ser bem batida, no mínimo por 30 minutos);
- Bater as claras em castelo e juntar à massa, junto com 1 colher (chá) de fermento, misturando delicadamente;
- Deitar na forma caramelizada e com as bananas;
- Colocar em forno médio (pré aquecido) por mais ou menos 1 hora.
- Desenformar logo em seguida (se arrefecer vai ser mais difícil por causa da calda de açúcar)
Experimentem e digam lá se não é delicioso.