É com imenso prazer que publicamos aqui uma receita enviada pela nossa querida Bicuka!... é sempre muito bom ver que as receitas de família vão passando...
Continuem...
Receita aldrabada do arroz doce da tia Nelinha
Este meu arroz doce é uma adaptação de uma receita da minha linda TiaNelinha.
Mas, na verdade, o que eu queria é que fosse tão bom quanto o da minha Tia Celeste... que nos fazia arroz doce todos os sábados, nas férias, quando éramos pequeninas... que lambuzeira! Não consegui a perfeição... mas sei que com prática, vou lá... penso que a receita seja esta mesmo; falta só o "dedinho" mágico!!!
Se calhar, o ingrediente mais importante, é saber que temos a quem o dar a provar...
Ingredientes:
2 chávenas de arroz (a "chávena" é uma chávena onde eu bebo o meu cappuccino... é a minha medida!)
5 chávenas de água
2 chávenas de açúcar
8/9 chávenas de leite (aqui têm que ver, porque disseram-me que, paracada chávena de arroz, seriam 6 de leite... ora pareceu-me um bocado demais colocar12!!!)
50g de manteiga
1 pau de canela
casca de limão (eu pus 4 tiras de casca... )
4 gemas de ovo
Preparação:
Colocar um tacho ao lume com a água, o pau de canela e a casca de limão; quando ferver, deitar o arroz e deixar cozer em lume brando.
Em seguida, deitar o leite, a manteiga, o açúcar (sem pressas... não precisa deitar tudo ao mesmo tempo!), mexendo sempre (MUITO IMPORTANTE).
Tirar do lume quando ferver (disseram-me para não deixar ferver, mas eu deixei...)
Em seguida, deitar as gemas de ovo desfeitas numa uma colher de sopa de leite. Mexer bem.
Voltar ao lume brando e NÃO DEIXAR FERVER!!!!!!!
Quando acharem que está com boa consistência... (que não quer dizer papa... pode estar um bocadinho líquido pois vai, de qualquer maneira, secar na travessa) colocar na travessa... e, claro está, decorar com canela!
Aqui em casa fiz o desenho dos quadradinhos, mas bem sei que devia ter escrito qualquer coisa... mas, para além da mão não conseguir tanta concentração... tenho um namorado que achou que era muito "à festa de anos!"... ora vê-se que o miúdo não é português...
Estou com vontade de fazer outro...
a.k.a.bicuka