quinta-feira, março 16, 2006

Soja estufada e arroz integral

Vamos lá ser arrojados e fazer uma refeição vegetariana.
É bastante saudável. E quem acha que não gosta destas coisas, toca lá a experimentar para ver como pode ser muito saboroso. É sempre bom estar aberto a novos sabores e experiências!

A soja utilizada é aquela que se compra desidratada (proteína vegetal texturizada). Há em pedaços grandes e pequeninos que parecem carne picada! Prefiro usar esta. Aliás, podem sempre misturar soja quando fizerem carne picada. Rende muito mais, ficando nutritivo e mais leve.

Esta receita de soja aprendi a fazer com a Ana Maria Braga, no programa Mais Você (GNT). Se quiserem, encontram mais sugestões em http://maisvoce.globo.com/




Modo de fazer a soja:

Numa tigela, coloque de molho 2 chávenas de soja em 3 chávenas de água quente e um cubo de caldo de galinha (ou de carne, ou de vegetais). Deixe descansar por cerca de 1h (vai hidratar, aumentando de volume).

Escorra a soja e transfira para um processador ou liquidificador e processe.

Numa panela, com um fio de azeite, doure 1 cebola grande picada, acrescente 1 cenoura média ralada, 1 tomate grande picado sem pele e sem semente, 1 tablete de caldo de galinha e a soja.
Tempere com pimenta e molho shoyu (ou molho de soja). Rectifique o sal (cuidado porque o molho e os cubos já são salgados).
Refogue bem (se necessário, acrescente um pouquinho de água).


No fim, acrescente 3 colheres (sopa) de salsa bem picada.

Para fazer o arroz integral:

Lave o arroz integral (como não é branqueado, às vezes vem com alguma casca).

Na panela de pressão refogue 1 cebola picada e 1 dente de alho com um pouco de azeite.

Junte o arroz e envolva bem, deixando o arroz ficar seco.

Junte água (2 vezes a quantidade de arroz). Feche a panela e quando ganhar pressão conte 20 minutos. No final desse tempo, desligue o fogo mas não abra logo a panela para o arroz acabar de abrir. Deixe assim mais ou menos ½ hora.

Se não tiver panela de pressão, pode fazer em panela normal. Nesse caso, será melhor aumentar a quantidade de água. Faça da mesma maneira que faz o arroz branco (só vai demorar mais a cozer).

Fica muito bom se juntar à água um pedaço de Alga Kombu (encontra-se em lojas de produtos naturais). Mas pode muito bem fazer sem a alga.

Também pode juntar ao arroz outros ingredientes. Cenoura, alho francês, cogumelos... salsa ou coentros... enfim, inventem!

9 comentários:

marienkafer disse...

é optimo!
também se pode fazer com esparguete integral para uma versão light do esparguete á bolonhesa...

a.k.a.bicuka disse...

hmmm... onde està a carne??

olhem meninas lindas queria ter uma boa receita para a pàscoa!!! é que ontem soube que o Germano vem cà passar a Pàscoa comigo... e quero cozinhar algo TIPICO!!! ideias?

podem deixar para mais perto do dito dia...

oquefazerprojantar??? disse...

receitas para a Páscoa?
Dá-nos alguma dica sobre o que queres.Cabrito? Sobremesas?

a.k.a.bicuka disse...

qualquer coisa com bacalhau??? porque nao vou comprar cabrito!!!!!

sobremesas... digam voçes!
olhem... fiz ARROZ DOCE, ficou STUPENDO!!!!

a.k.a.bicuka disse...

meninas... peço-vos um favor... se leram o meu blog hoje viram que eu fiz um arroz doce de chorar por mais... e jà me pediram a receita...

se hoje à noite eu vos mandar a receitinha e um foto... metem aqui no vosso blog? assim fazemos publicidade a voçes... eu meto o link para virem aqui dar!!! ok?

mama disse...

arroz doce?? que boa ideia!! é uma das sobremesas preferidas da fifi e do papá!
E é uma sobremesa típica da Páscoa!
Manda a receita e foto que vamos publicar com TODO o gosto! Assim é que é!
Arranjaremos uma sugestão para a Páscoa... de bacalhau? OK! (não servem as que já aqui publicamos?)

a.k.a.bicuka disse...

bem servir servem... mas quero novas!!!! eheheh

já mandei a receita do arrozinho para a "fifi"!!

mama disse...

como é difícil satisfazer os nossos leitores!!!!
ahahah!!!!!

ursobr disse...

"Lave o arroz integral (como não é branqueado, às vezes vem com alguma casca)."

Lave-o se quiser naquele utensílio próprio, para eliminar alguma impureza ou sujeira, mas as cascas soltas, se vierem, não devem ser descartadas. Elas são justamente a razão de se comer arroz integral em vez do refinado - é nelas que estão as fibras, vitaminas e minerais do arroz.

Encontram-se nos supermercados também versões pré-cozidas do arroz integral, que supostamente cozinham mais rápido, mas na minha experiência isso não acontece. Demoram o mesmo... Mas vale a pena se acostumar a comer o arroz integral, pelos enormes benefícios à saúde.