sexta-feira, janeiro 12, 2007

Sardinhas de escabeche à minha moda


Nada mais fácil e uma opção para ter uma refeição pronta no frigorífico...
Podem utilizar qualquer peixe, mas como o maridão gosta muito de sardinha, é esse que normalmente fazemos. Já fizemos com sardinhas congeladas e também dá certo.
O escabeche era a forma tradicional dos pescadores poderem conservar o peixe em excesso. Foi a São quem nos ensinou a maneira que já tinha aprendido com o pai pescador.
A receita clássica do escabeche é com o peixe frito. Para facilitar (e reduzir as gorduras), modificamos e utilizamos o forno... acreditem que fica óptimo!

Precisam de:

Sardinhas arranjadas (se gostar pode deixar a cabeça)
Azeite
Cebolas às rodelas
Alhos picados
Louro
Vinagre
Vinho branco
Sal e pimenta q.b.


Comecem por temperar as sardinhas com sal, regá-las com um fio de azeite e levar ao forno para as deixar assar (não deixem secar muito... se o forno já estiver quente, é rápido).

Enquanto isso, com a cebola e o azeite, vai-se fazendo um refogado.
Logo que a cebola esteja transparente, acrescente os alhos e o louro, continuando o refogado. Acrescente também o vinagre e vinho branco, temperando com sal e pimenta a gosto.
Deixe apurar mais um pouco.
Quando as sardinhas estiverem prontas é só arrumá-las num recipiente e regar com o molho de azeite e cebolas.

Não indicamos quantidades porque depende muito do gosto de cada um... o líquido deve ser suficiente para cobrir as sardinhas. Há quem faça só com vinagre mas, como não gostamos dum avinagrado muito intenso, acrescento vinho branco. Têm que ir provando... até ficar como gostam mais.
Claro que outros temperos também são possíveis. Sabemos que existem muitas outras maneiras de fazer escabeche (algumas até com tomate).

É melhor quando comido no dia seguinte para que o peixe possa absorver os sabores. Aliás, conserva-se muito bem no frigorífico, bastando retirar momentos antes para ficar à temperatura ambiente.
Para petisco ou refeição principal... é só acrescentar um acompanhamento.

3 comentários:

duoduomimi disse...

very nice blog! My name is Franco Di Giacomo Would it make fun for you, to make money in the Internet ? (Income for Life!) Yes? NEW Business, see my web

Meire disse...

Era isso mesmo q estava procurando, farei para o almoço de domingo com Aliche,
bjs

annalex12 disse...

que boa idea de cozer o peixe ao forno. rica maneira de concilhar dietetica e tradiçao
beijinhos de frança
carmo