quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Limões em conserva

Continuando na linha da cozinha marroquina deixo hoje aqui a receita de uma conserva de limões. É muito fácil de fazer e é um condimento com utilizações diversas. Em Marrocos encontramos esse limão com frequência nos guisados (couscous, tagines...) e a casca em “juliana” fica deliciosa em saladas ou mesmo enfeitando os pratos.


Vai precisar de:

16 limões
água
sal grosso
sumo de 1 limão
frascos de conserva*

Preparação:

1.Lave bem os limões. Coloque-os num recipiente de vidro, cubra com água e deixe de molho durante 3-5 dias, mudando a água diariamente.

2. Escorra os limões. Com uma faca afiada, faça quatro golpes longitudinais na casca, até 6mm de cada ponta. Em seguida, corte pelas incisões, de maneira a que os limões fiquem cortados de um lado ao outro, porém mantendo-se unidos pelas extremidades.

3. Introduza ¼ de colher de chá de sal no centro de cada limão, coloque-os num frasco de conserva esterilizado e polvilhe com uma colher de sopa de sal. Regue cada frasco com sumo de um limão e cubra os limões com água a ferver.

4. Guarde num local seco durante 3 semanas.

5. Para utilizar, passe bem por água fria a correr. Retire a polpa de cada quarto e utilize apenas a casca.


* Os frascos de conserva devem ser bem lavados e esterilizados antes da utilização. Depois de limpos e enxaguados, ferva os frascos durante 10 minutos num tacho grande com água, para que fiquem esterilizados.

3 comentários:

a.k.a.bicuka disse...

as meninas deviam fazer um livro e OFERECER AOS CLIENTES DO BLOG!!!!!!!

eu vou fazer com o meu blog.... mas este precisa mesmo, senao nao se consegue!!

oquefazerprojantar??? disse...

um livro! É uma ideia, menina! Vamos pensar no assunto! Obrigado pela ideia!

a.k.a.bicuka disse...

AH!!

senao fosse eu...