domingo, outubro 26, 2008

Mousse de chocolate

E que tal fazer uma sobremesa clássica? Pois é, não pode haver festa sem uma boa mousse de chocolate. Em casa da Avó Ró era assim... e nós aprendemos a fazer com ela uma mousse saborosíssima, sem açúcar e sem manteiga! Querem melhor? Experimentem!


Precisa de:

Chocolate de culinária
Ovos (1 ovo para cada barrinha de chocolate ou, se quiserem mais escuro, 6 ovos para 200grs de chocolate)

E para fazer, nada mais fácil:

Comece por separar a clara das gemas. Passe as gemas por um passador fino para retirar toda a película (esse é o segredo para não ficar com cheiro a ovo).

Derreta o chocolate em banho-maria com um pouquinho de leite; quando estiver derretido, apague o fogo mas mantenha o chocolate junto da água quente; acrescente as gemas ao chocolate e misture bem para ficar tudo envolvido. Reserve.

Bata as claras em castelo firme. Junte a mistura de chocolate e vá envolvendo delicadamente.

Só isso... depois é passar para uma taça bonita e levar ao frigorífico até à hora de servir.

Servir com morangos é uma opção bonita...

Deliciem-se!

8 comentários:

Micas disse...

esta é a "minha" receita de mousse de chocolate... hum que delicia. Mas eu já lhe acrescentei uma alteração: Como por vezes a mousse tende a ficar um bocadinho mais liquida, e nem toda a gente pega, derreto 2 folhinhas de gelatina num pouquinho de água a ferver e junto á mousse. Por norma junto tambem nozes picadas... é bom senti-las enquanto me delicio com uma taça deste tão simples mas maravilhoso doce

ameixa seca disse...

Eu faço o mesmo que a Micas he he Junto uma ou duas folhas de gelatina :) Não gosto da mousse líquida! Mas a das nozes não conhecia... deve ficar bom :)

Marcia disse...

Nair, que gostoso. Não posso comer muito açucar mas esta sobremesa deve ser muito gostosa.
Vc. não vai apresentar seu cardápio de natal lá no Idéias?
bj e boa semana

GreyScale disse...

Super simples!

oquefazerprojantar??? disse...

meninas! obrigado pela visita!
dois comentários:
- garanto que com esta receita, a mousse não fica nada líquida. O que aprendi é que as claras têm que estar muito bem batidas, mesmo durinhas, e a mistura de chocolate com as gemas já deve ter arrefecido.
- gelatina na mousse? desculpem... mas assim já não é mousse!

Anónimo disse...

mousse é boa de qualquer forma e esta não deve fugir a regra, eu faço sem açúcar mas com leite condensado.

Duarte disse...

A minha ficou muito líquida. Não sei se terei colocado leite a mais (pus um pouco menos de meio copo) ou se no fim não terei misturado as claras devagar (usei a batedeira), ou a mistura do chocolate com as gemas não terá arrefecido o suficiente (diria que arrefeceu muito pouco mesmo). O que acham?

Anónimo disse...

Duarte: as claras têm de ser envolvidas muito devagar para manter o ar que lhes é característico, se misturou com a batedeira provavelmente perdeu grande parte do ar e ficou mais líquida.