segunda-feira, janeiro 22, 2007

Farófias


Fizeram um pedido para a receita de farófias.
Houve um tempo que fazíamos com alguma frequência, sobretudo depois de fazer arroz dôce, porque sobravam muitas claras. Claro está que a receita original é feita com os ovos inteiros, mas, para o aproveitamento das claras, fomos inventando outras... a que fizemos com leite de côco ficou divina e, porque todos gostaram, já a repetimos várias vezes!
Deixamos aqui a receita completa (do Roteiro Gastronómico de Portugal) e a modificada por nós.
Experimetem diferentes versões.

Ingredientes:

175 g de açúcar
4 ovos muito frescos
1 colher de sobremesa de maizena
7,5 dl de leite
1 casca de limão
canela q.b.

Para fazer:

Separam-se as gemas das claras.
Batem-se as claras em castelo e quando estiverem bem firmes juntam-se 50 g de açúcar, continuando a bater até se obter um preparado bem espesso e seco.
Entretanto, leva-se o leite ao lume com o restante açúcar e a casca de limão. Quando ferver, reduz-se o calor para manter apenas uma fervura suave. Deitam-se dentro colheradas do preparado de claras e açúcar.
Deixam-se cozer rapidamente, voltando-as.
Retiram-se as farófias com uma escumadeira e colocam-se num passador para escorrer. O leite que vai escorrendo das farófias junta-se ao do tacho.
Depois dispõem-se no prato ou travessa de serviço, fundos.
Deixa-se arrefecer o leite em que as farófias cozeram e adiciona-se a maisena desfeita num pouco de leite ou de água frios e as gemas.
Leva-se ao lume, mexendo sem parar para cozer e engrossar.
Rectifica-se o açúcar se for necessário.
Cobrem-se as farófias com o molho e polvilham-se com canela.


Para as farófias com leite de côco:

O modo de fazer é em tudo igual as farófias normais. A única diferença é que só vai utilizar as claras. E vai juntar ao leite de vaca, uma garrafinha de leite de coco... e vai cozendo as claras nessa mistura.
Depois, faça o molho com a maizena... (não vai ter as gemas e por isso vai ficar mais branco)
Em vez de polvilhar com canela, utilize côco ralado!

Vai ver que é também uma delícia!

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho visitado o seu maravilhoso blog. Parabens, É delicioso. Será que gostaria de ver uma demonstração da maravilhosa bimby?
Acredite que ia adorar. Tenho todo o prazer em lhe mostrar. O meu contacto é resisabel@gmail.com
Pode mandar-me um mail. Entretanto se quizer va ver no google. Bimby.pt e pode informar-se mais em pormenor.
Os meus cumprimentos
Isabel Resende

Vera disse...

Farófias, a pedido de várias famílias, tornou-se na sobremesa para levar para casa de amigos. Depois de tantas vezes a ter feito (e comido obviamente) este ano, começava a correr o risco de enjoar um dos meus doces preferidos. foi então que me deparei com esta maravilhosa sugestão. Confesso que não a segui à risca. Usei as proporções que uso habitualmente; usei igualmente as gemas para fazer o molho, a grande diferença foi mesmo a introdução do leite de côco... que funciona maravilhosamente.

oquefazerprojantar??? disse...

Que bom que este "post" serviu para inspirar... assim é que é! Isto é o bom da cozinha: podemos sempre ir criando a partir de novas ideias. Boa!

Natércia disse...

Farófias meu doce preferido com leite de coco nunca comi mas deve ser muito bom vou fazer depois, digo um beijinho...osnetinhos