sábado, março 24, 2007

Camarão à minha moda



Sabemos que as coisas mais simples às vezes são as que resultam melhores. Pois foi exactamente o que aconteceu com este jantar feito um pouco à pressa.

No congelador havia camarões (daqueles já descascados) e foi isso que determinou a ementa, utilizando os ingredientes que há sempre por casa…

Depois… foi só confeccionar… e saborear em boa companhia…

Como fizemos? Nada mais fácil.

Ter à mão:

Camarões descascados
Cebola picada
Alho picado
1 folha de louro
1 lata de tomate aos pedaços
azeite
sal e pimenta
coentros frescos picados

Fazer um refogado com a cebola, o alho e o azeite até a cebola ficar transparente. Acrescentar o tomate (juntamente com o molho) e temperar a gosto com sal e pimenta. Juntar a folha de louro e deixar apurar um pouco.
Depois acrescentar os camarões (mesmo ainda congelados), deixar ferver uns minutos até os camarões ficarem cor de rosa… rectificar os temperos.
Polvilhar com coentros picados.

Para servir fizemos uma coroa com arroz branco e colocamos os camarões no meio.

Uhmm!... uma delicia!

4 comentários:

Miguel Drummond de Castro disse...

Uma delícia rápida este seu prato, e eu acrescentava~lhe jindungo q.b. para lhe dar um traçinho picante, um bocadinho pouco de noz moscada para levantar o sabor do camarão e sumo de laranja, também pouco, ou limão. Além de lhe lançar coentro.

Harmoniza bem com boa cerveja belga ou irlandesa, um bom branco, e mesmo um Collares tinto - ou outro vinho de areia.

Saudações gastronómicas!

PS No fundo um bom prato tem uma estrutura de base que é sempre idêntica mas permite fuga e variações e a paleta rica dos temperos, ervinhas, vinhos, etc permite que cada um seja tão imaginativo como Scherezade.

oquefazerprojantar??? disse...

Obrigado Miguel pelas sugestões.
É isso mesmo, as variações que vamos criando é que dão prazer e possibilitam novos sabores.
Neste caso, acompanhamos com um tinto do Douro... também não ficou mal!

Elvira disse...

Caros amigos e amigas,

Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

Um abraço,

Goretti disse...

Realmente simples, rápido e com aspecto excelente. Uma boa ideia...
Goretti