Neste almoço foi assim: soja estufada, arroz integral e feijão verde com ovos.
Começamos por colocar a proteína de soja (utilizámos a de tamanho médio) de molho em água quente à qual juntamos um cubo de caldo de legumes.
Enquanto isso fomos fazendo o arroz integral na nossa panela eléctrica (daquelas que se vêem em restaurantes asiáticos, de cozer o arroz); mas se não tiver pode fazer noutra ou até em panela de pressão, que é mais rápida.
Primeiro refogamos 1 cebola picada, com 1 dente de alho, em azeite. Depois acrescentamos o arroz integral, lavado, e deixámos fritar um pouco; depois disso juntamos uns cubinhos de abóbora que tínhamos no congelador, salsa e coentros picados. Envolvemos tudo muito bem e juntámos a água (2 vezes e meia a quantidade do arroz); temperamos com sal, fechamos a panela e deixamos cozer. A panela desliga-se automaticamente e não precisamos de nos preocupar mais. Quando o líquido acabar, ela desliga (e conserva quente).
Enquanto o arroz cozia, a "carne" de soja foi sendo preparada: cebola e alho refogado em azeite, ao que juntamos a soja, deixando fritar. Em seguida, acrescentamos tomates maduros triturados (pode ser tomate pelado), salsa e coentro picados, envolvemos tudo bem e juntámos a água em que a soja ficou de molho. Temperámos com sal, mistura de pimentas (preta, branca e rosa), cominhos e noz moscada.
E deixámos a apurar.
Enquanto isso, o feijão verde foi preparado.
Tirámos os fios e cortamos em "juliana".
Depois, num tacho, refogamos cebola e alho picados em azeite. Juntámos o feijão verde, envolvemos, temperamos de sal e colocamos um pouco de água (1/2 copo).
A panela é tapada e fica a cozer em fogo baixo; convém verificar e, se necessário, juntar mais um pouquinho de água; o objectivo é ficar praticamente sem líquido nenhum.
Já quase no fim, juntar 2 ovos batidos (e temperados de sal), envolvendo tudo rapidamente. O ovo vai "agarrar-se" ao feijão, fazendo um colorido bonito.
E pronto, está pronta um refeição completa. Muito nutritiva e saudável.
Para quem não está habituado, os sabores são novos, mas vale a pena experimentar.
2 comentários:
É das minhas refeições mas cá em casa só eu é que como :)
Olá! antes de mais obrigado pela visita ao meu blog de receitas vegetarianas, fico contente que tenha gostado das minha humildes dicas do dia-a-dia de um português já clorofilizado faz algum tempo hehe. Adorei este seu blog e as suas explanações e adorei especialmente o Crumble de maçã ... hum vou fazer assim que me instalar e tiver uma cozinha só para mim (é que estou a mudar de casa neste momento).
beijinhos de Marrakech e boas comidas!
Enviar um comentário