sábado, janeiro 21, 2006

Bifes de atum e conquilhas

Pois é, voltamos! Sentiram a nossa falta? Desculpem esta ausência tão prolongada! Mas prometemos continuar a deixar sugestões deliciosas!

Hoje deixo duas receitas que podem ser usadas combinadas na mesma refeição ou não. Bifes de atum de cebolada e conquilhas na cataplana. A sugestão é para experimentarem o atum fresco (muito utilizado nos Açores) que é delicioso! Confesso que não gostava muito porque achava que ficava muito seco. Mas agora descobri o segredo e vou partilha-lo convosco.

As conquilhas servem para uma entrada diferente... A Fifi recebeu uma cataplana do Pai Natal... por isso resolvi sugerir uma utilização. Mas quem não tiver cataplana não faz mal! Faz-se a mesma receita numa panela normal.

Bifes de atum de cebolada

Ingredientes

- postas de atum fresco (convém que não seja cortado fino)
- cebolas às rodelas
- alho picado
- vinagre balsâmico
- azeite
- sal

Lave e seque bem as postas de atum. Tempere com sal e reserve.

Aqueça muito bem uma frigideira antiaderente (não ponha nenhuma gordura). Quando estiver bem quente, coloque o atum e deixe “selar” rapidamente. Este é o segredo para que o atum não fique seco. Como a frigideira está bem quente, o processo é rápido e mantém toda a humidade do peixe. Quando estiver pronto de um lado, vire (faça isso apenas uma vez). Deve ficar ligeiramente dourado por fora, mas macio. Reserve.

Na própria frigideira acrescente a cebola às rodelas, o alho e o azeite. Deixe a cebola ficar transparente. Borrife com um pouco de vinagre balsâmico (se gostar do sabor avinagrado pode colocar uma quantidade maior de vinagre e pode mesmo usar um pouco de vinagre de vinho; eu gosto mais suave e, por isso, só ponho vinagre balsâmico). Tempere com sal e deixe apurar um pouco. Borrife com um pouco de água para “soltar” o sabor do atum que ficou na frigideira. Deite a cebolada por cima dos bifes de atum, já no prato de servir.


Conquilhas na cataplana

- Deixe as conquilhas na água com sal para soltarem toda a areia. Isto é muito importante e devem ficar de molho entre 1:30 a 2 horas.

- Na cataplana coloque azeite, cebola e alho picado. Deixe fritar um pouco até a cebola começar a ficar transparente. Coloque as conquilhas escorridas e lavadas. Ponha salsa e coentros picados grosseiramente. Tempere com sal e, se gostar, um pouco de picante. Envolva bem e feche a cataplana. Mantenha em fogo médio uns 15 minutos. Quando as conquilhas estiverem abertas, está pronto.

Se não tiver cataplana, utilize uma panela normal. O processo é o mesmo.

Sirva com umas torradas... porque o molho é delicioso!

Um vinho branco bem fresco é uma boa opção.

10 comentários:

marienkafer disse...

que bom!
ainda bem que voltamos ao activo!
vou ver se faço as conquilhas... pelo menos para dar uso á cataplana!!!

mama disse...

boa ideia! Sabes que podes também fazer com aquelas ameijoas congeladas! É outra ideia.

a.k.a.bicuka disse...

ai meninas quanto fico contente em vos ver a este mundo cruel que é a blogosfera... andei metida numas discussoes a sério, mas agora nao quero saber de mais nada... estou aqui cheia de FOMEEEEEE!!!!

ainda bem que voltaram!!!

olhem, nao tem nenhuma receita com FIGADO??? apetecia-me saber de que outras maneiras o comer sem ser so com cebola!!!

WELCOME BACK GIRLS OF MY KITCHEN!!!!

eu disse...

Olá por acaso sabem-me dizer onde posso comprar ingredientes japoneses para fazer sushi? Obrigada

eu disse...

em lisboa

oquefazerprojantar??? disse...

SUSHI...já temos feito...e adoramos!!! normalmente compramos os ingredientes em lojas como o Celeiro mas acho que também se podem encontrar no supermercado do Corte Inglés.

oquefazerprojantar??? disse...

figado??? nem parece uma pergunta tua, diria que odiavas!!!
sinceramente não conheço nenhuma outra receita, por aqui não somos fans!
mas diria que podes fazer panados!? ou com salsa!? ou arroz de figado, tipo malandrinho!? sei lá... tenta, quando souberes diz alguma coisa para que se possa postar aqui!

oquefazerprojantar??? disse...

fígado??? odeio!!! mas vou tentar encontrar alguma receita que te possa ajudar, ok?
mama

Anónimo disse...

Muito obrigada

a.k.a.bicuka disse...

desculpem mas desde que a minha queridissima D.Lina me fez com cebolada fiquei fan! mas nao como sempre... ttipo 2x por ano!