sábado, outubro 21, 2006

Pão de Queijo



Esta é outras das delícias que se come em terras brasileiras por todo o lado!
Ainda não tinha experimentado fazer mas, outro dia, enchi-me de coragem e coloquei as mãos na massa (literalmente)!...
E saiu muito bem... todos gostaram!
O ingrediente principal é o polvilho azedo (fécula de mandioca) que já se encontra por cá nos supermercados. Claro que tive que fazer adaptações por causa do queijo. As receitas falam em queijo de Minas, que é um queijo branco fresco (muito parecido com o queijo Rabaçal). Como não tinha um nem outro, resolvi substituir por queijo da Ilha... deu certo!

Então, precisa de:

500 g de polvilho
2 chávenas de leite
1 chávena de óleo
4 ovos
2 chávenas de queijo ralado
Sal a gosto

E mãos na massa:

Ferver o leite com o óleo e o sal. Colocar sobre o polvilho, misturando muito bem até desmanchar tudo. No princípio, porque está quente, pode usar uma colher, mas depois convém usar as mãos para que fique muito bem misturado.
Quando arrefecer, acrescentar os outros ingredientes e amassar bem (nesta fase, usei o processador).
Fazer bolinhas (a massa fica um pouco pegajosa e, por isso, convém untar as mãos com um pouco de óleo). Pode guarda-las no frigorífico até à hora de servir.
Assar em forno quente e servir de imediato.

Podem experimentar com outro tipo de queijo para ver no que dá.
E há também quem os faça recheados... o que é preciso é criar!

4 comentários:

Eli disse...

Ficaram lindos seus pães de queijo.

zana disse...

os seus pães de queijo estão lindos,parabéns!adoro pão de queijo tenho na despensa sempre um saquinho de polvilho.eu sempre fiz com queijo mozarela e fica óptimo.beijinhos

Anónimo disse...

Posso perguntar se ja conhecem a bimby. São uma delicia os pães de queijo . Posso agendar uma demonstração da maravilhosa bimby. Pode contactar-me. Fica com uma refeição para 6 a 8 pessoas maravilhoso.
resendeisabel@hotmail.com ou 919839241. Isabel

Sabrina Romano disse...

Os pães ficaram lindos! Tradicionalmente eles são feitos com queijo minas meia cura, que também é ótimo tostadinho na frigideira. É semelhante o queijo coalho, produzido no nordeste do Brasil, mas é mais curado. Bjs