quarta-feira, outubro 26, 2005

Bolo fácil

Esta receita foi-me dada por uma colega, a Manuela. Ela tinha razão, é mesmo muito fácil e muito saboroso. É daqueles bolos que eu gosto, porque dão muito pouco trabalho e saem sempre bem!
Para além disso, ainda aguentam muitas variações, o que dá para termos, com a mesma base, um bolo sempre diferente.
Que eu saiba, não tem nenhum nome específico. A Goreth chama-lhe o bolo «Ti Nairzinha», vai-se lá saber porque!...

Aqui fica divulgada a receita para que todos possam inventar bolos diferentes (e dar o nome que quiserem!).






Ingredientes

4 ovos inteiros
2 chávenas de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
1 pacote de natas
3 chávenas de farinha (mal cheias)

Modo de fazer

Ir juntando os ingredientes pela ordem indicada e bater tudo junto... fácil demais, não é???

Se quiser, pode juntar nozes, chocolate, raspa de limão ou laranja, coco ralado, enfim, o que o gosto e a imaginação ditar.

Neste caso, coloquei por cima, e já na forma, pedaços de chocolate picados grosseiramente.

Pode sempre fazer simples, sem mais nada, porque também fica muito bom.

Colocar em forma de buraco untada e enfarinhada.

Levar ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos (é sempre bom fazer o teste do palito, mas não convém abrir o forno antes do bolo crescer).

Desenformar (ainda morno)... e saborear!

mama

p.s. Acrescento aqui uma sugestão feita por uma das nossas visitantes mais assíduas (olá Bicuka!): substituir as natas por um yogurte. Pareceu-me uma óptima ideia esta versão mais light! Toca lá a experimentar!

14 comentários:

Anónimo disse...

ai minha nossa senhora!

hoje é o meu DAY OFF... e sabe o que ovu fazer á tarde para o meu lindinho???

pois claro... este bolo!!!! dp digo como ficou

Anónimo disse...

que bom! tenho a certeza que ele vai ficar encantado!
Convém nunca esquecer o velho ditado que diz que diz que "os peixes se apanham pela boca"! (E os lindinhos também!!!)
Ou ainda outro: "quem adoça a boca adoça o coração"... fala a experiência!!!!
Bjs

Anónimo disse...

ai mamma mia!!!
e não é que o apanhou mesmo... mudei um bocadinho a receita visto ter falta de ingredientes, mas a boca do peixinho foi bem capturada!!!!

e por experiência também sou fã do "quem adoça a boca adoça o coração"... e este já tá muitooooo doce!

Anónimo disse...

Boa!!
Já agora, qual a mudança que fizeste? Vamos lá partilhar os segrêdos!!!... pelo menos alguns!...
Beijinhos

Anónimo disse...

...tenho que confessar que não pus natas... pus um iogurte!!!!

pois eu explico, eu não tinah natas em casa... e como adoro bolo de iogurte... ok? quando comprar natas vou experimentar!!!

(bem já viram que têm imensas visitas de pessoas fora de portugal??? ainda bem que sou eu que faço o segundo lugar!!!)

Anónimo disse...

Que boa ideia!!! Colocar iogurte em vez de natas para uma versão light!! Adoro e vou experimentar a sugestão. Obrigado.

Unknown disse...

este é o melhor blog do mundo!!! tava mesmo a precisar de dicas culinarias!! isto de morar sozinho e ter de inventar o jantar não é nada fácil!!

obrigado por publicar receitas que me parecem fáceis e deliciosas.

beijonhos.

Anónimo disse...

olá bandinho!
ainda bem que gostas do blog!
temos andado sem tempo, sem inspiracao, e computador a arranjar!
tentaremos, em breve publicar novas receitas faceis e deliciosas!
beijinhos para todos

hanna disse...

Adorei o teu blog...a sério.E gostei em especial desta receita..porque o bolo tem um optimo aspecto e porque parece tão fácil de fazer..Os meus bolos não tem por hábito sairem bem..Pode ser que este saia..Vou por esta receita no meu blog..importas-te?
Ah e queria pedir uma coisa se poder ser..Adoro massas e já vi que tens aqui muitas receitas de massas..Continua a postar recitas de massas..
Parabens pelo blog,pelas receitas facéis e apetitosas e pelas fotos de fazer crescer água na boca
Hanna

Anónimo disse...

A chávena leva que medida?

oquefazerprojantar??? disse...

A medida utilizada é uma chávena de chá normal.
O importante é utilizar a mesma chávena para medir todos os ingredientes.

Anónimo disse...

A minha dúvida em relação ao tamanho da chávena é devido a, haver chávenas de vários tamanhos.
Usar uma chávena que leva 200 ml será diferente de usar uma que leva 250 ou 300 ml, por exemplo, com isso alternado a consistência da massa.

oquefazerprojantar??? disse...

Bom... já utilizei chávenas de todos os tamanhos... confesso que nunca me preocupei muito com isso, salvaguardando que o importante é que a mesma chávena seja usada para medir os ingredientes, para manter a proporção.

mas fui medir a chávena de chá aqui de casa... tem 250 ml.

bons bolos!!!

Anónimo disse...

Muito obrigado pela atenção.
Eu tenho essa preocupação porque como já tinha dito há de vários tamanhos, normalmente quando faço receitas com chávenas é com alguma referência ao peso que leva de cada ingrediente.
Acho que para uma receita que leva 200g de açucar é diferente se levar 300g.